Enfim, jovens com autismo estão no mercado de trabalho!


Incluir autistas no mercado de trabalho: realidade, sonho ou loucura?

O Projeto FAMA inicia sua trajetória com o seguinte questionamento: o que fazem os jovens e adultos com autismo? A fundadora e atual presidente, Patricia Teodolina, passou a visitar famílias, a aplicar questionários em seminários e congressos sobre o transtorno, encontrando uma resposta: a grande maioria faz turismo doméstico, ou seja, perambulam entre os cômodos da casa sem perspectivas de desenvolverem uma função social.

Patricia Teodolina discursa na Câmara de Vereadores de Salvador em 2015 e levanta a questão que motivou a criação do Projeto FAMA: "Onde estão e o que fazem os autistas adultos?"


Então, o Projeto Fama levanta a bandeira de inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho. Será loucura? Como seria isso? Apostamos no próprio jovem. Consideramos que apesar das inúmeras limitações, este jovem é um sujeito rico de possibilidades, com habilidades por vezes desconhecidas, talvez, latentes, mas, indubitavelmente com potencialidades significativas. Todos eles!


Os aprendentes do Projeto FAMA participam de diversas oficinas de capacitação profissional.


Partimos para ação: pensamos a admissão dos jovens, perscrutamos minuciosamente seus interesses, mudamos diversas vezes, dissemos “sim”; dissemos “não”, comemoramos, frustramo-nos, mas desistir não é verbo no vocabulário dessa instituição vanguardista. Então, persistimos numa constante busca do sonho que desde o início tinha objetivos traçados, pois sabíamos onde queríamos chegar.

Nesse caminhar, eis que surge a Defensoria Pública do Estado da Bahia que já vem desenvolvendo um competente trabalho de inclusão. Ousamos, batemos na porta e para nossa surpresa e alegria, as portas se abriram.Não nos furtamos, trabalhamos com afinco: muitas reuniões, pensar e repensar o projeto, treinar equipe, contratar profissionais, acolher e desenvolver a confiança nas famílias e nos jovens. Ufa, não foi simples, mas conseguimos!


Projeto FAMA realiza capacitação sobre Autismo para os Servidores da Defensoria Pública


Com apenas quatro anos de existência, o Projeto FAMA insere de forma responsável quatro jovens no mercado de trabalho. É realidade! Tendo como parceira uma instituição séria, de pessoas valorosas, que entendeu a demanda, principalmente no que se refere a desenvolver estes jovens, fazê-los profissionais sérios, capacitados, comprometidos, arrojados e felizes! Temos ainda tantos outros desafios, mas a cada um superado, conquistamos a condição de competentes para fazer o que nos propomos: renovar esperança e transformar vidas!


Alunos do Projeto FAMA assinando contrato de trabalho

Texto: Patricia Teodolina

Mensalmente

Em Destaque
Ultimas Notícias
Linha do Tempo

Fale conosco: contato@projetofama.org

Whatsapp: (71) 99166-3446 

©‎ Copyright 2020 Projeto Fantástico Mundo Autista todos os direitos reservados.

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle