Projeto FAMA se reune com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Estado da Bahia

24/12/2015

O esporte e o trabalho como ferramentas de inclusão de portadores de Transtorno do Espectro Autismo (TEA). Essa foi a pauta da reunião realizada nesta quarta-feira (23), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

 

 

O secretário Álvaro Gomes recebeu a presidente da ONG Fantástico Mundo Autista (Fama), Patrícia Teodolina e a coordenadora do Projeto Tatame de Jesus, Marleide Nogueira.

 

A ONG tem como uma das vertentes a profissionalização e inserção dos autistas no mercado de trabalho. Atualmente, a instituição atende 15 pessoas portadoras de TEA e seus respectivos familiares. “Nosso objetivo é comprovar que é possível e viável a inserção do autista no mercado de trabalho”, espera Patrícia Teodolina.

 

Já o Tatame de Jesus, que oferece gratuitamente aulas de jiu jitsu, vai receber da Setre 100 quimonos e novos tatames. Com 65 alunos, entre crianças e adultos, o projeto é desenvolvido no bairro de Brotas, em Salvador. As aulas acontecem três dias por semana.

 

Segundo Marleide Nogueira, coordenadora do projeto, as técnicas do jiu jitsu confrontam os sintomas do autismo e é uma maneira de proporcionar o desenvolvimento dos portadores. 

 

“O jiu jitsu provoca interação e o contato físico, coisa que o autista tem aversão. O pensamento fica mais dinâmico, o que ajuda na elaboração dos diálogos”, explica Marleide, que tem um filho autista, que pratica o esporte.

 

Secretário Álvaro Gomes afiançou o apoio da Setre às instituições, e lembrou que os projetos se encaixam no perfil do recém-lançado Grupo de Trabalho Superação - Inclusão Social pelo Trabalho de Populações em Situação de Vulnerabilidade Social.

 

“O Grupo tem por finalidade atender esse público, assim como egressos do sistema prisional, jovens submetidos a medidas socioeducativas, mulheres vítimas de violência doméstica, LGBT, população em situação de rua”, detalha.

 

Informações da Ascom Sertre.

Fotos: Reinaldo Alcântara

Compartilhe!
Espalhe no Twitter!
Curta!
Please reload

Mensalmente

Em Destaque

Projeto FAMA e Defensoria Pública são finalistas do Prêmio Innovare 2019

October 4, 2019

1/8
Please reload

Ultimas Notícias
Please reload

Linha do Tempo
Please reload

Rua Amparo do Tororó, 17, Tororó, Salvador-BA

Tel: (71) 3011-4245

©‎ Copyright 2019 Projeto Fantástico Mundo Autista todos os direitos reservados.

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle