Projeto FAMA participa de audiência sobre inserção de autistas no mercado de trabalho

24/10/2015

​Aconteceu na última sexta-feira (23) na Câmara Municipal de Salvador, uma audiência pública a fim de discutir e potencializar propostas de inserção de jovens autistas no mercado de trabalho.

 

Na atividade, que aconteceu a partir da parceria do vereador Everaldo Augusto do projeto FAMA, estavam representantes familiares e autistas, psicólogos e especialistas da área, representantes do Centro Estadual de Educação Pestalozzi da Bahia (CEEP) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia.  

O vereador Everaldo Augusto iniciou a plenária afirmando a possibilidade da inserção do portador de autismo no mercado de trabalho. “Tenho convicção que as pessoas autistas podem ter autonomia, para a produção, eles não são incapazes. E do quanto as empresas têm vantagens em contratar essas pessoas”, afirmou o vereador.

 

A psicóloga Tatiane aproveitou a sessão para falar sobre o diagnóstico e da parte clínica do autismo e os níveis que o "transtorno" pode chegar. Além da importância da família e da escola nos processos de inserção e desenvolvimento dos portadores.

 

 

“Estudos comprovam que a cada trinta e oito adultos um é autista.  E para chegar ao diagnóstico é necessário uma equipe com: psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais. Nos primeiros anos o que a gente observa é o atraso da fala. Na linguagem não verbal, há ausência de gestos comuns como soltar beijo, dar tchau, sorrir, usar gestos, apontar etc. Com o tempo vem a dificuldade de relacionamento interpessoal e o comportamento agressivo. Além disso, apresentam comportamentos repetitivos, alterações sensoriais e rejeição ao toque. A intervenção precoce é fundamental no desenvolvimento, o que permite ao autista chegar a vida adulta com alto grau de funcionalidade”. 

 

A fundadora e presidente do projeto FAMA, Patrícia Teodolina utilizou o momento para falar sobre as atividades da organização e da importância que elas têm quando se trata de despertar autonomia nos portadores de autismo. "A maioria dos nossos autistas estão fazendo turismo dentro de suas próprias casas e nosso projeto vem como uma alternativa de incluí-los no mercado de trabalho” afirmou.

 

 

Compartilhe!
Espalhe no Twitter!
Curta!
Please reload

Mensalmente

Em Destaque

Projeto FAMA e Defensoria Pública são finalistas do Prêmio Innovare 2019

October 4, 2019

1/8
Please reload

Ultimas Notícias
Please reload

Linha do Tempo
Please reload

Rua Amparo do Tororó, 17, Tororó, Salvador-BA

Tel: (71) 3011-4245

©‎ Copyright 2019 Projeto Fantástico Mundo Autista todos os direitos reservados.

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle