IV SIMPÓSIO DO PROJETO FAMA

Local: Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Salvador-BA)

AUTISMO:

O que fazer quando

a infância passa?

Há muitas dúvidas com o futuro da pessoa com TEA!

Como continuar acreditando após dez, quinze, vinte anos do diagnóstico e de uma vida de constantes desafios? Se o autismo não é doença para que remédio? Quais os impactos do Canabidiol e do MMS? A escola como espaço pedagógico e terapêutico é possível? Uma pessoa com autismo severo pode ser produtiva? Uma pessoa com autismo leve pode se tornar não produtiva? Como conduzir a sexualidade no autismo? Um autista pode trabalhar?

Nesse simpósio, traremos importantes debates sobre a trajetória de vida da pessoa com autismo, desde a infância até a chegada da vida adulta. Partindo do primeiro núcleo social: a família, espaço que precisa ser seguro do ponto de vista físico e emocional. Diante do desafio que é receber o diagnóstico do autismo e a vivência com o(a) filho(a) nesta condição, quais possíveis estratégias para manter uma relação sadia, produtiva e amorosa?

O segundo espaço social para um indivíduo é a escola. Em média quatro horas por dia, investindo nos desenvolvimentos cognitivo, sócio afetivo, perceptivo, independência, autonomia, autogestão, além de tantos outros. Este espaço não seria ideal para promover estes aspectos também no aluno com autismo a despeito de todos os desafios apresentados por ele? Como fazer? O projeto Clínica Escola é um caminho?

Dentre essas perspectivas, convidamos profissionais especializados nesses assuntos, que estão engajados na transformação social das pessoas com autismo, para juntos traçarmos possíveis e reais formas de inclusão social.

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Milena Pondé

Psiquiatra, Doutora e Mestra em Saúde Coletiva pela UFBA, com doutorado sanduiche no Douglas Hospital, McGill University, Montreal-Canadá. Pós-Doutora na Divisão de Psiquiatria Social e Cultural na McGill University Canadá. Professora da graduação e pós-graduação em Medicina e Psicologia da BAHIANA. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo

Natália Canário

Psicóloga, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFBA, Especialista em Neuropsicologia, UFBA. Atua como psicóloga clínica na abordagem TCC, como neuropsicóloga clínica nas áreas de avaliação e reabilitação neuropsicológica,

e como docente em pós-graduações.

Pedagoga, Escritora, Pós-graduanda em Neuropsicologia. Fundou e preside o Projeto FAMA, onde atua como professora de crianças e adolescentes com autismo.

Patricia Teodolina

Psicólogo Clínico e escolar. Especialista

em Autismo pela Universidade de Araraquara. Especialista em Neuropisicoliga, possui Formação Avançada em Intervenção Comportamental para crianças com atrasos de desenvolvimento. Sócio-diretor da Academia do Autismo.

​Fábio Coelho

via live

Defensora Pública, especialista em Direitos Humanos pela UNEB, Mestra pelo Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA. Atua em parceria com FAMA na implantação do Programa de estágio para pessoas com autismo na Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Firmiane Venâncio

Marleide Nogueira

Ativista, presidente de Honra do Instituto Igor Nogueira, coordenadora do Projeto Tatame Superação e diretora da Associação Força e Honra. Mãe de Igor Nogueira, jovem autista de 23 anos, campeão mundial de Jiu Jitsu em Abu Dhabi, Emirados Árabes.

Tatiana Simões

Psicóloga, Psicoterapeuta Junguiana,
Especialista em Saúde Mental pela Escola BAHIANA de Saúde Pública, possui experiência como Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF)

Psicóloga, especialista em Neuropsicologia, formada em Terapia Cognitivo Comportamental da Criança e do Adolescente.

Tatiane Miranda

Raimunda Silva

Diretora e Professora de Artesanato e Culinária no Projeto FAMA.

Paulo Argollo

Professor e Diretor no Projeto FAMA, formado em Comunicação Visual pela Escola de Artes Gráficas do Senai/BA. Ensina Informática e Computação Gráfica no FAMA.

Diretor e Professor de Fotografia no Projeto FAMA

Ricardo Silva

Janice Cruz

Arte-Educadora e Diretora de Arte e Cultura no Projeto FAMA. Formada em Desenho e Plástica pela UFBA. Especialista em Educação Especial pela UNEB.

Kennedy Rodrigues

Psicólogo (UFPI), pós-graduando em Neuropsicologia (FADBA), atua nas áreas de saúde coletiva, escolar e pesquisa. No FAMA realiza o acompanhamento dos estagiários autistas nos ambientes de trabalho.

Inscrição Online

Pague com crédito:

PROGRAMAÇÃO

                 
Sexta-feira, 30 de agosto de 2019

 

12:00h – Credenciamento e Abertura da Mostra

13:20h – Conferência de Abertura: Projeto Fama, desbravando e potencializando talentos

Janice Santana, Patricia Teodolina, Paulo Argollo, Raimunda Nunes e Ricardo Silva.

14:00h - A família como elemento basilar do desenvolvimento. Como superar os lutos? 

Psicóloga Tatiana Simões

15:20h - Intervalo.

15:40h - Momento Artístico – Núcleo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBÁ e FAMA

16:00h – A Importância da Avaliação Neuropsicológica para traçar metas de desenvolvimento funcional -  Neuropsicóloga Natália Canário

17:00h – Ambiente escolar produtivo, terapêutico e inclusivo. É possível?
Pedagoga Patrícia Teodolina

18:00h – Case de Sucesso: De Veredito infame a Campeão Mundial, a História de Igor Nogueira - Marleide Nogueira.

Sábado, 31 de agosto de 2019

08:00h – Organizando comportamentos disfuncionais. Neuropsicóloga Tatiane Miranda

09:20h – Cerimônia de entrega do Prêmio “Gente que faz o FAMA”

10:10h – Intervalo

10:30h – Farmacoterapia no autismo. Drogas e tratamentos alternativos.

Psiquiatra Milena Pondé

11:50h – Intervalo - Almoço
13:00h – É hora de conversar sobre Sexualidade, Autismo e os impactos no processo de inclusão. Psicólogo Fábio Coelho (através de video-conferência)
14:10h – Quebrando paradigmas e tabus para incluir o autista no mercado de trabalho.

Psicólogo Kennedy Rodrigues 

15:20h – Intervalo
15:40h - Os desafios e talentos do profissional com autismo - 
Defensora Pública Firmiane Venâncio
16:50h - Encerramento

Certificação Total (2 dias): 14 horas.

Será entregue ao final do evento.

Local

Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP)

Rua Pedro Lessa, 123, Canela - Salvador-BA

 

Rua Amparo do Tororó, 17, Tororó, Salvador-BA

Tel: (71) 3011-4245

©‎ Copyright 2019 Projeto Fantástico Mundo Autista todos os direitos reservados.

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle