Projeto FAMA

 

Uma história de superação

Patrícia Teodolina teve uma gestação sem intercorrências, um parto sem problemas, um filho desejado. Exames em dia: testes de olhinho, orelhinha, pezinho...tudo em ordem. Seu filho Rodrigo teve um desenvolvimento ideal até os oito meses e de repente iniciou a mudança de comportamento, os choros intermináveis, o sono irregular, a seletividade alimentar, o isolamento, as estereotipias. O que acontecia com aquela criança? Idas e mais idas ao pediatra, ao otorrino, ao gastro. Colocou o filho no esporte, na escola – tinha dois anos nessa época, mas algo, definitivamente, não estava bem! Buscas por Psicólogo, por neurologista e enfim o diagnóstico: AUTISMO. Com ele vieram o luto emocional e uma dor indescritível. Então, ela pensava: Por que comigo? Por que com meu filho? E agora?

Agora, segundo a mesma, era superar o luto e partir para luta! Apostar nas terapias, apostar no estudo, apostar no amor, mas não seria tão fácil. Aos três anos começaram as convulsões, a hipotonia orofacial, a sialorreia intensa. Aos seis, o surto psicótico, a dificuldade de aprendizagem persistia e a angústia materna também. Com a angústia veio o questionamento: E o futuro como será? O cenário não era motivador e mais perguntas pululavam em sua  mente: Cadê os adolescentes e adultos com autismo? Será que morrem cedo? Não. Eles têm uma longevidade comum, mas estão socialmente ocultos. A tristeza foi tão intensa quanto o diagnóstico.

 

Então, a decisão: montar um projeto para os adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista, que potencializasse as habilidades deles. Seria loucura? Talvez, mas concordava com Steve Jobs: “as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo – são as que de fato, mudam!”. Sem presunção, pensou: E por que não? Não tinha todas as respostas, mas um desejo enorme de transformar, de oferecer ao seu filho e aos filhos de outras mães, a oportunidade de ser parte desse mundo, que também é deles. E assim, nasceu o Projeto Fantástico Mundo Autista!

Dados Institucionais

CNPJ

21.841.045/0001-69

Fundação:

04 de Outubro de 2014

Localização: 

Rua Amparo do Tororó, 17 – Tororó

Utilidade Pública Municipal:

Lei Nº 8.986/2016, publicada no DOM

de Salvador 6.499 de 12/01/2016

Utilidade Pública Estadual:

Lei Estadual Nº 13.838 de 22

de janeiro de 2018

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente:

CMDCA - Inscrição nº 930/18

Conselho Municipal de Assistência Social:

CMAS - Inscrição 282/16 - DOM 6712

Conta Bancária:

Caixa Econômica (104)

Agência: 4799 / Operação: 003

Conta: 233-0

Acreditar, acreditar e acreditar!

Acreditar, acreditar e acreditar!

Nossa Missão

A missão do Projeto FAMA é a inclusão de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho. São necessárias algumas intervenções para atingir tal objetivo: ações terapêuticas com os cuidadores, a formação dos jovens nas oficinas conforme área de interesse, o suporte fonoaudiológico, psicológico e pedagógico, a consciência corporal por meio da atividade física, além de atividades externas para desenvolver habilidades de cunho financeiro e social.

Nossos Valores

Respeito às diferenças, valorização das potencialidades, crença no ser humano a despeito de suas limitações físicas ou neurológicas, trabalho contínuo e firme para consecução dos direitos assegurados pela legislação vigente,  esclarecimento sobre o transtorno por meio de estudos e pesquisas a fim de dirimir o preconceito são os valores que norteiam o Projeto FAMA.

METAS 2019

1. Projeto Amigo do FAMA (Novos Sócios)

2. Projeto Cozinhando com Autistas

3. Nossa BiblioTEAca

4. Cine Debate

5. Projeto Designers Especiais

6. Projeto TEAlfabetizando

Para continuarmos renovando esperanças e tranformando vidas, precisamos de mais amigos!

Rua Amparo do Tororó, 17, Tororó, Salvador-BA

Tel: (71) 3011-4245

©‎ Copyright 2019 Projeto Fantástico Mundo Autista todos os direitos reservados.

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle